Métodos e Técnicas de Investigação - intensivos       

 

 




Avaliação


 

AVALIAÇÃO

 

Os alunos que cometem plágio nos seus trabalhos são excluídos do processo de avaliação.

 

É Plágio:

 

“i) copiar textualmente uma ou várias passagens de obras em formato papel ou electrónico sem colocar essas passagens entre aspas e sem mencionar a fonte;

ii) resumir a ideia original de um autor exprimindo-a nas suas próprias palavras (parafrasear) sem mencionar a fonte;

iii) traduzir parcial ou totalmente um texto sem mencionar a sua proveniência;

iv) entregar um trabalho copiado de outro estudante, com ou sem acordo deste;

v) entregar um trabalho descarregado de um site de compra ou troca de trabalhos escolares;

 

(Fonte: comMISSION DE L’ETHIQUE DE LA SCIENCE ET DE LA TECHNOLOGIE, La tricherie dans les évaluations et les travaux à l’université: l’éthique à la rescousse (rédaction: Denis Boucher), Québec, 15 mai 2009)”

 

traduzido e adaptado de Sylvie Lacombe em http://www.soc.ulaval.ca/site/DOCUMENTS/PDF/HORAIRES%20ET%20PLAN%20DE%20COURS/A-09/PLAN%20DE%20COURS/2000_A-09.pdf

 

Regras da avaliação

Ver: http://iscte-iul.pt/Libraries/Servi%c3%a7os_acad%c3%a9micos_-_Normas_e_Regulamentos_Gen%c3%a9ricos/RGACC_2009.sflb.ashx

Regras gerais

1.                   Os estudantes podem inscrever-se na avaliação periódica ou directamente em exame final.

2.                   Os estudantes que optam pela avaliação periódica estão obrigados a cumprir o plano de trabalhos estabelecido pelo docente e apresentado no início do semestre. O não cumprimento deste plano de trabalhos implica a exclusão do estudante da avaliação periódica.

3.                   Os estudantes que se inscrevem na avaliação periódica podem, em caso de reprovação, apresentar-se a exame em 2ª época.

4.                   Os estudantes inscritos na avaliação periódica que, durante o semestre, desistem desta avaliação, podem apresentar-se a exame na 1ª e/ou na 2ª época apenas se a desistência for comunicada ao docente antes de 30 de Novembro de 2013 e corrigida a respectiva ficha pedagógica. A desistência posterior a esta data equivale a uma reprovação.

5.                   Os estudantes que se inscrevem directamente em exame final (e portanto não fazem avaliação periódica) podem apresentar-se a exame na 1ª e/ou na 2ª época. A 3ª época ou época especial de exame é reservada aos finalistas, aos trabalhadores estudantes e a outras situações excepcionais previstas na lei.

 

Avaliação periódica:

A avaliação periódica é composta por um conjunto de trabalhos apresentado pelo docente no início do semestre obedecendo às seguintes regras:

1.                   Para se inscreverem na avaliação periódica é obrigatória a entrega, até dia 27 de Setembro de 2014, da ficha pedagógica com a indicação desta opção.

2.                   O plágio nos trabalhos entregues durante o semestre é punido com exclusão da avaliação periódica e participação ao Conselho Pedagógico nos termos da regulamentação em vigor no ISCTE-IUL.

Ver: Despacho nº45/2012 do Reitor do ISCTE-IUL

 

A avaliação periódica compõe-se pela avaliação do trabalho individual do aluno (40% da nota final), do trabalho de grupo (50% da nota final) e da participação nas aulas (10% da nota final)

O trabalho individual consiste na apresentação escrita e/ou oral de componentes do trabalho de grupo segundo formas e calendário a acordar com os estudantes no início do semestre (no nosso caso será apresentação escrita de duas fichas de leitura - entre 800 e 1200 palavras - de dois trechos de cerca de 20 páginas da bibliografia de leitura obrigatória)

O trabalho de grupo, realizado ao longo do semestre, deve inserir-se numa das temáticas propostas pelo docente e deve respeitar o seguinte calendário:

·         Até 3 de Outubro comunicação ao docente da constituição do grupo para trabalho final e do tema a desenvolver.

·         Até 24 de Outubro entrega do 1º relatório do trabalho de grupo (aprox. 3 páginas + anexos).

O primeiro relatório de avaliação inclui 4 tópicos de informação:

a) descrição do objecto empírico;

b) definição do objecto teórico

c) descrição das potencialidades da metodologia escolhida e da aplicação técnica a utilizar;

d) lista de textos recolhidos para bibliografia de referência sobre o objecto de estudo escolhido

 

·         Até 21 de Novembro entrega do 2º relatório do trabalho de grupo (aprox. 8 páginas + anexos).

O segundo relatório de avaliação inclui 4 tópicos de informação:

a) modelo de análise (relação objecto empírico-objecto teórico)

b) descrição do objecto de estudo (inclui referências comparativas à bibliografia estudada - ponto d) 1º relatório

c) descrição dos procedimentos técnicos praticados

d) apresentação dos dados já produzidos

·         Até 12 de Janeiro de 2014 entrega do trabalho de grupo final (aprox. 20 p./ 40.000 caracteres + anexos).

A forma do relatório final deve seguir a norma:

a) título alusivo ao objecto de estudo (teórico e empírico)

b) resumo do sentido geral do trabalho apresentado

c) apresentação do objecto teórico, incluindo discussão das referências comparadas com estudos consultados sobre o mesmo assunto

d) relação do modelo de análise e a metodologia escolhida

e) descrição das técnicas aplicadas

f) descrição dos dados produzidos

g) interpretação dos dados, em função do modelo de análise

h) fecho: conclusões (se as poderem extrair), auto avaliação do trabalho, perspectivas de continuidade do mesmo  

Avaliação final – exames – datas

As datas que se seguem devem ainda ser confirmadas no Conselho de Ano

1ª Época: 12 de Janeiro de 2015

2ª Época: 26 de Janeiro de 2015

Época especial: 14 de Julho de 2015

 

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